Banner Portal
Pessoas com cegueira ou baixa visão: acessibilidade na informática
PDF

Palavras-chave

Deficiência visual. Acessibilidade. Informática

Como Citar

MENDES, F. A. G.; CARVALHO, S. H. R. de; ARRUDA, S. M. C. D. P. Pessoas com cegueira ou baixa visão: acessibilidade na informática. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 300–300, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8779. Acesso em: 23 set. 2023.

Resumo

A leitura e escrita é um meio para compreender e participar do mundo em que se vive. A informática tem se revelado acessível para as pessoas com cegueira ou baixa visão. A deficiência visual, tanto nos casos de cegueira, como de baixa visão, não restringe o acesso à comunicação escrita. Pessoas com cegueira utilizam o sistema Braille (sistema tátil de leitura e escrita), e as pessoas com baixa visão se utilizam de auxílios ópticos (lentes específicas para ampliação de imagem) e não ópticos (contrastes, iluminação, materiais adaptados...) como meios para ler e escrever. O objetivo deste trabalho foi descrever a experiência da utilização da tecnologia da informática adaptada com adolescentes e adultos com deficiência visual, atendidos no CEPRE, um serviço universitário de reabilitação da Universidade Estadual de Campinas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada por observação participante. Os sujeitos estudados revelaram-se hábeis para o uso da informática, por meio de programas adaptados, encontrando soluções próprias e ampliando suas perspectivas. A tecnologia assistiva e as ajudas técnicas favorecem o processo de ensino-aprendizagem do uso da informática, propiciando independência e autonomia no cotidiano de pessoas com cegueira ou baixa visão.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Fatima Aparecida Goncalves Mendes, Silvia Helena Rodrigues de Carvalho, Sonia Maria Chadi De Paula Arruda

Downloads

Não há dados estatísticos.