Resumo
Os desafios do presente trabalho começaram a surgir durante a coleta de informações para desenvolver a dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Educação em agosto de 2006, intitulada “A formação profissional na prática cotidiana: o que nos contam as educadoras de creche”. O objetivo deste texto é socializar a pesquisa, a proposta de parceria com a Creche Área da Saúde da Unicamp, e também apresentar o ponto de vista profissional de educadoras que pertenciam à instituição convidada para o trabalho conjunto, o Educandário Eurípedes, que acolheu a proposta e, ao longo desses quatro anos, tem-se desenvolvido, em parceria, a troca de informações e de práticas educativas da seguinte forma: a instituição oferece, de sua programação, o curso de Auxiliar de Educação Infantil, cujo objetivo é contribuir na formação do profissional através de estudos teóricos e vivência profissional, totalizando 240 horas. As atividades teóricas acontecem na própria instituição e as práticas acontecem em diversas instituições de educação infantil, entre eles a Creche Área da Saúde. Durante a vivência prática, as alunas acompanharam o planejamento desenvolvido pelas professoras da CAS, supervisionado pela pedagoga do turno; além disso, foram acompanhadas semanalmente pela psicóloga da instituição. Após 120 horas de vivência profissional, as alunas do curso relataram muita satisfação em relação ao aprendizado e acreditam estar mais bem preparadas para enfrentar o mercado de trabalho.
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Copyright (c) 2016 Renata G. Camargo, Marcia Aparecida Pereira Silva Pinheiro
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