Percepções de pessoas com deficiência visual sobre a acessibilidade na informática
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8775Palavras-chave:
Deficiência visual. Acessibilidade. InformáticaResumo
O computador é um grande aliado na vida das pessoas, pois é utilizado nas mais diversas atividades: diferentes campos de trabalho como comércio de produtos e serviços, cadastro de clientes, e também para diversão, ensino e comunicação. Para a pessoa com deficiência, poder realizar tais atividades significa interagir com outras pessoas, conquistar autonomia e auto-estima. O objetivo desse trabalho foi estudar o depoimento de pessoas adultas com cegueira adquirida sobre o uso do computador. Realizou-se umestudo descritivo com sujeitos atendidos no CEPRE – UNICAMP sobre o que eles pensavam antes de conhecerem os recursos da informática e o que pensam hoje, depois de conhecerem esses recursos. A reabilitação de adulto com cegueira adquirida representa para muitos “voltar à vida” e os recursos da informática para deficientes visuais é um dos meios para atingir essa meta. Conclui-se que o computador é um meio que qualquer pessoa, independente de ter ou não deficiência, pode realizar diversas atividades e se interar de diferentes situações do meio. Para pessoas com deficiência visual realizar atividades tais significa autonomia e valorização pessoal. Este trabalho foi apresentado no Congresso Internacional sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual – Comunicação e Participação Ativa, em julho de 2007.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-12
Como Citar
MENDES, F. A. G.; ARRUDA, S. M. C. D. P. Percepções de pessoas com deficiência visual sobre a acessibilidade na informática. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 298–298, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8775. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8775. Acesso em: 4 fev. 2023.
Edição
Seção
Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida
Licença
Copyright (c) 2016 Fatima Aparecida Goncalves Mendes, Sonia Maria Chadi De Paula Arruda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.