Opinião de pacientes sobre o trabalho voluntário dos “hospitalhaços” em um hospital público universitário: um estudo qualitativo

Autores

  • Thalyta Cristina Mansano Universidade Estadual de Campinas
  • Jamiro Da Silva Wanderley Universidade Estadual de Campinas
  • Claudinei Jose Gomes Campos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8768

Palavras-chave:

Terapias sensoriais através das artes. Qualidade de vida. Humanização da assistência

Resumo

A pesquisa foi realizada no Hospital das Clínicas da UNICAMP situado na cidade de Campinas tendo os pacientes que encontravam-se em tal estabelecimento como população de estudo; Teve por objetivo verificar opinião sobre o trabalho dos Hospitalhaços em uma amostra de 40 pacientes. Utilizou-se metodologia qualitativa e o referencial teórico das Representações Sociais de Moscovivi. Tristeza e frieza aparecem no hospital, mas pessoas que desejam mudar esta situação estão aparecendo em nossa realidade. Um único sorriso, um simples cumprimento, bom dia, boa tarde, uma simples conversa ou olhar nos olhos dos pacientes pode fazer com que eles se sintam melhores. Dia pós dia tenta-se provar que a alegria é o melhor caminho para comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalyta Cristina Mansano, Universidade Estadual de Campinas

FCM /UNICAMP

Jamiro Da Silva Wanderley, Universidade Estadual de Campinas

FCM /UNICAMP

Claudinei Jose Gomes Campos, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

MANSANO, T. C.; WANDERLEY, J. D. S.; CAMPOS, C. J. G. Opinião de pacientes sobre o trabalho voluntário dos “hospitalhaços” em um hospital público universitário: um estudo qualitativo. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 295–295, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8768. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8768. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida