O jardim botânico da UNICAMP – educação ambiental, pesquisa e lazer

Autores

  • Maria do Carmo Estanislau do Amaral Universidade Estadual de Campinas
  • V. Brittrich Universidade Estadual de Campinas
  • E. D. Kempter Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8755

Palavras-chave:

Jardim botânico. Educação ambiental. Sustentabilidade

Resumo

A implantação de um Jardim Botânico na Universidade de Campinas visa empreender um centro importante de educação ambiental, tanto para os estudantes da Unicamp quanto para visitantes externos, com ênfase na conservação e na importância das plantas e dos recursos naturais. Visa também transformar uma área rica em vegetação e plantas palustres nativas em uma importante área de lazer combinada com educação para a Universidade e para Campinas. Para constituir o acervo vivo do Jardim Botânico, serão criados canteiros e aléias, organizados de forma a agrupar plantas representantes de um mesmo ecossistema ou com algum parentesco entre si, documentadas e etiquetadas, reunindo milhares de espécies originárias da flora da América, Europa, Ásia, África e Oceania. A disponibilidade de água e a vegetação diversificada já existente no local, a cooperação de docentes da área de botânica na Unicamp, a boa localização da área no Campus e a infra-estrutura instalada constituem os pontos fortes da área escolhida para a implantação do Jardim Botânico.

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Estanislau do Amaral, Universidade Estadual de Campinas

IB/UNICAMP

V. Brittrich, Universidade Estadual de Campinas

IB/UNICAMP

E. D. Kempter, Universidade Estadual de Campinas

IB/UNICAMP

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

AMARAL, M. do C. E. do; BRITTRICH, V.; KEMPTER, E. D. O jardim botânico da UNICAMP – educação ambiental, pesquisa e lazer. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 288–288, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8755. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8755. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida