Banner Portal
Medição do fluxo de entrada e saída de exames hematológicos em laboratório clínico para pacientes de oncologia
PDF

Palavras-chave

Humanização. Otimização. Paciente

Como Citar

TAKAO, Toyoko Watanabe; OLIVEIRA, Maria Lecticia Pereira Siqueira; MOYA, Lucelia Andrade; VILLAS BOAS, Marcia Victor Carneiro; GILBERTI, Maria De Fatima Pereira Gilberti. Medição do fluxo de entrada e saída de exames hematológicos em laboratório clínico para pacientes de oncologia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 283–283, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8745. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

OBJETIVOS: qualificar o serviço prestado com relação à humanização, tempo de atendimento e liberação de resultados de exames hematológicos dos pacientes em quimioterapia. CASUÍSTICA E MÉTODOS: a partir de fevereiro de 2005 iniciou-se uma mudança no fluxo de atendimento de pacientes de quimioterapia. Estes foram tratados como urgência com liberação imediata dos resultados RESULTADOS: o tempo da liberação do hemograma passou de 300 min em 02/05 para 113 min, em média, até 05/07 observou-se uma diminuição significativa no tempo, para a coleta de exames no serviço pré- analítico de 26 % e entre as fases analítica e pós analítica de 36 %. O tempo total para a liberação do resultado de exame no ambulatório reduziu em 62 %. CONCLUSÃO: 1) é fundamental investirmos, como facilitadores, nos processos de medicina laboratorial que atendam pacientes em risco. 2 ) o acolhimento a estes pacientes e a atenção dirigida aos processos envolvidos colaboraram para um atendimento global rápido e eficiente.3) conforto a equipe médica e ao paciente, reduzindo suas vindas ao hospital.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Toyoko Watanabe Takao, Maria Lecticia Pereira Siqueira Oliveira, Lucelia Andrade Moya, Marcia Victor Carneiro Villas Boas, Maria De Fatima Pereira Gilberti Gilberti

Downloads

Não há dados estatísticos.