Banner Portal
Implantação do programa de convivência e atividade física na UNICAMP – mexa-se
PDF

Palavras-chave

Programa Mexa-se. Atividade física. Qualidade de vida

Como Citar

BANKOFF, Antonia Dalla Pria; ZAMAI, Carlos Aparecido; BERGANTIN, Marcos; CARVALHO, Teresa Helena Portela Freire de. Implantação do programa de convivência e atividade física na UNICAMP – mexa-se. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 280–280, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8738. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Atividades físicas praticadas regularmente proporcionam aumento da auto-estima, diminuição da depressão, redução do isolamento social, aumento do bem-estar e alívio do estresse e melhora a função cognitiva, diminuição da pressão arterial, melhora da resistência física, aumento na densidade óssea e melhora a força muscular. O objetivo do programa é disseminar informações de caráter preventivo e promover a saúde através da prática de atividades físicas regulares e orientadas para a população universitária. O programa foi implantado em junho de 2004 através do Laboratório de Avaliação Postural/FEF e o Centro de Atendimento a Comunidade da Unicamp (Cecom), com apoio da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas. Através de uma equipe multiprofissional são oferecidas diariamente atividades de alongamentos, caminhadas orientadas e monitoradas, ginástica localizada, dança de salão e consciência corporal e exercícios respiratórios, com duração de 50 minutos cada aula. Os resultados positivos obtidos através deste programa foram apontados pelos participantes sendo: melhora do desempenho no trabalho e em casa, diminuição da pressão arterial, % de gordura, do RCQ, melhoria da qualidade de vida, da saúde e bem estar geral, o que nos motiva a dar continuidade no oferecimento destas e outras atividades para a população universitária através do programa Mexa-se Unicamp.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Antonia Dalla Pria Bankoff, Carlos Aparecido Zamai, Marcos Bergantin, Teresa Helena Portela Freire de Carvalho

Downloads

Não há dados estatísticos.