Banner Portal
Implantação da dança de salão na melhoria da qualidade de vida de funcionários e alunos da UNICAMP através do programa mexa-se
PDF

Palavras-chave

Danças de salão. Forró. Qualidade de vida

Como Citar

CASTRO, D. P.; ZAMAI, Carlos Aparecido; BERGANTIN, Marcos. Implantação da dança de salão na melhoria da qualidade de vida de funcionários e alunos da UNICAMP através do programa mexa-se. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 279–279, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8737. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A prática da dança apresenta grande riqueza na utilização dos movimentos corporais, constituindo um meio de expressão importante na busca de qualidade de vida. O objetivo deste trabalho foi de promover o bem-estar físico e social dos participantes por meio de exercícios que desenvolvessem a coordenação motora, consciência corporal e percepção musical, além de promover a integração social entre os mesmos. As atividades foram oferecidas a três grupos específicos, sendo: Grupo Iniciante A, às terças e quintas-feiras das 17:00 as 18:00 horas (120 sujeitos); Grupo Iniciante B às quartas e sextas-feiras das 12:00 as 13:00 horas (80 sujeitos) e Grupo C às segundas-feiras das 12:00 as 13:00 horas (40 sujeitos). No Grupo A foi trabalhada a prática do forró; Grupo B ensino de danças de salão nível iniciante e Grupo C ensino de danças de salão nível intermediário. Conforme comentários e opiniões dos participantes dos três grupos, estas práticas proporcionaram bem-estar geral e melhoraram suas condições de trabalho. Denota-se então a importância tanto da continuidade desta prática com a população integrante do Programa Mexa-se, bem como da expansão deste projeto junto a outras Unidades (faculdades e institutos) da Universidade, com o objetivo da melhora da qualidade de vida, a integração e socialização entre os funcionários.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 D. P. Castro, Carlos Aparecido Zamai, Marcos Bergantin

Downloads

Não há dados estatísticos.