Implantação da dança de salão na melhoria da qualidade de vida de funcionários e alunos da UNICAMP através do programa mexa-se

Autores

  • D. P. Castro Universidade Estadual de Campinas
  • Carlos Aparecido Zamai Universidade Estadual de Campinas
  • Marcos Bergantin Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8737

Palavras-chave:

Danças de salão. Forró. Qualidade de vida

Resumo

A prática da dança apresenta grande riqueza na utilização dos movimentos corporais, constituindo um meio de expressão importante na busca de qualidade de vida. O objetivo deste trabalho foi de promover o bem-estar físico e social dos participantes por meio de exercícios que desenvolvessem a coordenação motora, consciência corporal e percepção musical, além de promover a integração social entre os mesmos. As atividades foram oferecidas a três grupos específicos, sendo: Grupo Iniciante A, às terças e quintas-feiras das 17:00 as 18:00 horas (120 sujeitos); Grupo Iniciante B às quartas e sextas-feiras das 12:00 as 13:00 horas (80 sujeitos) e Grupo C às segundas-feiras das 12:00 as 13:00 horas (40 sujeitos). No Grupo A foi trabalhada a prática do forró; Grupo B ensino de danças de salão nível iniciante e Grupo C ensino de danças de salão nível intermediário. Conforme comentários e opiniões dos participantes dos três grupos, estas práticas proporcionaram bem-estar geral e melhoraram suas condições de trabalho. Denota-se então a importância tanto da continuidade desta prática com a população integrante do Programa Mexa-se, bem como da expansão deste projeto junto a outras Unidades (faculdades e institutos) da Universidade, com o objetivo da melhora da qualidade de vida, a integração e socialização entre os funcionários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

D. P. Castro, Universidade Estadual de Campinas

FEF/ UNICAMP

Carlos Aparecido Zamai, Universidade Estadual de Campinas

FEF/ UNICAMP

Marcos Bergantin, Universidade Estadual de Campinas

CECOM/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

CASTRO, D. P.; ZAMAI, C. A.; BERGANTIN, M. Implantação da dança de salão na melhoria da qualidade de vida de funcionários e alunos da UNICAMP através do programa mexa-se. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 279–279, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8737. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8737. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>