Grupo multidisciplinar de reeducação alimentar – uma ação de promoção de saúde na comunidade da UNICAMP
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8731Palavras-chave:
Reeducação alimentar. Qualidade de vidaResumo
Em 1996, no Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), iniciou-se um grupo de reeducação alimentar, conduzido por um nutricionista, para funcionários dessa Unidade, e a partir de agosto de 1999, essa mesma atividade passou a ser realizada no Centro de Saúde da Comunidade (CECOM/CSS/UNICAMP), beneficiando toda a comunidade universitária. Ao longo destes anos, já foram realizados ao redor de 25 grupos com aproximadamente 400 participantes com até 25 pessoas em cada um. Atualmente o grupo tem caráter multiprofissional, sendo composto por vários profissionais e tem como objetivo orientar mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida para o bem estar físico e mental. Tem enfoque na prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, apesar de não restringir a participação de indivíduos sadios e que queiram apenas aprender a se alimentar de forma balanceada. O programa é composto por doze encontros, abordando-se temas de nutrição e qualidade de vida, atividade física, comportamento e atitudes alimentares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-12
Como Citar
MORAES, A. L. C. D.; CYPRIANO, M. A.; AREIAS, M. E. Q. Grupo multidisciplinar de reeducação alimentar – uma ação de promoção de saúde na comunidade da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 276–276, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8731. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8731. Acesso em: 3 fev. 2023.
Edição
Seção
Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida
Licença
Copyright (c) 2016 Ana Lucia Carletti De Moraes, Maria Alice Cypriano, Maria Elenice Quelho Areias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.