Resumo
Quantificar e minimizar as intercorrências dos pacientes durante o procedimento de coleta de exames no laboratório e padronizar o atendimento. Casuística e métodos: em 102.000 pacientes atendidos no período de maio/ 2007 a maio/2008, foram identificadas 72 ocorrências de mal-estar. um questionário foi aplicado a estes pacientes com as seguintes especificações: tempo de jejum, presença de acompanhante momento e causa da intercorrência, sintomas e assistência prestada pela equipe de trabalho. Resultados: das 72 intercorrências, 85% ocorreram durante ou pós-coleta. as principais causas foram: hipoglicemia; hipotensão, medo e o período prolongado de jejum. apresentaram tontura, náusea e escurecimento de visão. o atendimento foi realizado no próprio local da intercorrência até a normalização dos sintomas clínicos, com acomodação e fornecimento de bolachas e líquidos. Conclusão: verificouse que 1)a orientação correta no pós consulta ambulatorial ou no próprio laboratório contribui para amenizar estes índices 2) a triagem eficiente dos pacientes no dia da coleta é essencial 3) o fornecimento de lanches pós coleta contribui para a recuperação dos pacientes. 4) pacientes sentem mais segurança com a presença do acompanhante 5) a diminuição do tempo de espera e atendimento imediato aos pacientes minimiza o risco da intercorrência.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Toyoko Watanabe Takao, Maria Lecticia Pereira Siqueira Oliveira, A. L. Moya
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