Fluxograma do atendimento às mulheres que sofrem violência sexual conforme protocolo multidisciplinar do centro de atenção integral a saúde da mulher – CAISM

Autores

  • A. S. Rossi Universidade Estadual de Campinas
  • Maria A. Nogueira Universidade Estadual de Campinas
  • R. Higa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8724

Palavras-chave:

Violência sexual. Equipe multidisciplinar

Resumo

A violência sexual é uma experiência traumática vivenciada por mulheres de todas as idades, classes sociais, níveis culturais e religiosos, que desencadeia sofrimento físico, emocional, social e familiar, além de inúmeras repercussões na vida da pessoa acometida e de seus familiares. Diante dessa realidade, o Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (CAISM), hospital universitário terciário, é referência regional na assistência à mulher em situação de abortamento legal decorrente de estupro desde 1994 e a partir 1998 oferece atendimento às mulheres que sofrem violência sexual visando a prevenção da gravidez e de infecção por DST/HIV e recuperação psicológica e social. O objetivo deste trabalho é descrever o fluxograma de atendimento multidisciplinar oferecido às mulheres vítimas de violência sexual. Tal fluxograma foi elaborado a partir dos protocolos assistenciais da enfermagem, serviço social, psicologia e médico, e visa organizar o atendimento, definindo o papel de cada profissional, propiciando a assistência individualizada e humanizada à mulher e seus familiares e/ou acompanhantes, além de colaborar na adesão ao tratamento. A ação multidisciplinar é relevante para o enfrentamento e superação do trauma físico/psíquico, na reorganização da vida, na orientação quanto aos direitos da vítima, e também como facilitadora e continente das inquietações e objeções de consciência que o tema pode suscitar à equipe de atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

A. S. Rossi, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/UNICAMP

Maria A. Nogueira, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/UNICAMP

R. Higa, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

ROSSI, A. S.; NOGUEIRA, M. A.; HIGA, R. Fluxograma do atendimento às mulheres que sofrem violência sexual conforme protocolo multidisciplinar do centro de atenção integral a saúde da mulher – CAISM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 272–272, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8724. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8724. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida