Banner Portal
Estudo preliminar da resposta sorológica após vacinação de hepatite b com um, dois ou três esquemas vacinais em profissionais da área da saúde
PDF

Palavras-chave

Resposta sorológica. Esquema vacinal

Como Citar

ROSA, Rosana Vasques; TREVISANE, Rose Clelia Grion; ROCHA, Rosane Gomes. Estudo preliminar da resposta sorológica após vacinação de hepatite b com um, dois ou três esquemas vacinais em profissionais da área da saúde. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 268–268, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8716. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A Hepatite B é uma doença infecciosa de risco ocupacional, sendo, portanto obrigatória a vacinação preventiva aos profissionais da área da saúde em contato com pacientes, assim como o controle sorológico para avaliar a resposta imunológica. A infecção provocada pelo vírus da hepatite B(HBV) aguda pode debilitar o paciente por semanas ou meses, podendo ser fatal e a infecção crônica leva ao desenvolvimento de Hepatite Crônica, Cirrose ou Carcinoma Hepatocelular Primário. O presente trabalho acompanhou a situação vacinal de profissionais da área da saúde do Hospital de Clinicas (HC) e do Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM) que são vacinados e acompanhados pelo Programa de Imunização do Serviço de Enfermagem do Cecom. O método utilizado foi através do Estudo de Casos. Analisando os dados de vacinação durante vários anos de acompanhamento no programa de imunização com relação a vacina de hepatite B, relatamos os resultados encontrados na avaliação sorológica dos profissionais da área da saúde após esquema de vacinação, levantando o número de profissionais com resposta positiva após 1ºesquema, 2ºou 3º esquema vacinal e aqueles profissionais não respondedores com os três esquemas.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rosana Vasques Rosa, Rose Clelia Grion Trevisane, Rosane Gomes Rocha

Downloads

Não há dados estatísticos.