Estudo preliminar da resposta sorológica após vacinação de hepatite b com um, dois ou três esquemas vacinais em profissionais da área da saúde

Autores

  • Rosana Vasques Rosa Universidade Estadual de Campinas
  • Rose Clelia Grion Trevisane Universidade Estadual de Campinas
  • Rosane Gomes Rocha Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8716

Palavras-chave:

Resposta sorológica. Esquema vacinal

Resumo

A Hepatite B é uma doença infecciosa de risco ocupacional, sendo, portanto obrigatória a vacinação preventiva aos profissionais da área da saúde em contato com pacientes, assim como o controle sorológico para avaliar a resposta imunológica. A infecção provocada pelo vírus da hepatite B(HBV) aguda pode debilitar o paciente por semanas ou meses, podendo ser fatal e a infecção crônica leva ao desenvolvimento de Hepatite Crônica, Cirrose ou Carcinoma Hepatocelular Primário. O presente trabalho acompanhou a situação vacinal de profissionais da área da saúde do Hospital de Clinicas (HC) e do Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM) que são vacinados e acompanhados pelo Programa de Imunização do Serviço de Enfermagem do Cecom. O método utilizado foi através do Estudo de Casos. Analisando os dados de vacinação durante vários anos de acompanhamento no programa de imunização com relação a vacina de hepatite B, relatamos os resultados encontrados na avaliação sorológica dos profissionais da área da saúde após esquema de vacinação, levantando o número de profissionais com resposta positiva após 1ºesquema, 2ºou 3º esquema vacinal e aqueles profissionais não respondedores com os três esquemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Vasques Rosa, Universidade Estadual de Campinas

CECOM/UNICAMP

Rose Clelia Grion Trevisane, Universidade Estadual de Campinas

CECOM/UNICAMP

Rosane Gomes Rocha, Universidade Estadual de Campinas

CECOM/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

ROSA, R. V.; TREVISANE, R. C. G.; ROCHA, R. G. Estudo preliminar da resposta sorológica após vacinação de hepatite b com um, dois ou três esquemas vacinais em profissionais da área da saúde. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 268–268, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8716. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8716. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>