Banner Portal
Estudo do desconforto social, ansiedade e medo da avaliação negativa na disfunção das articulações temporomandibulares
PDF

Palavras-chave

Disfunção das articulações temporomandibulares. Ansiedade. Medo de avaliação negativa

Como Citar

AREIAS, Maria Elenice Quelho; D’OTAVIANO, L. H. A. A.; ALTRAN, Alaide; SAMARA, Daniela Baracat; COMANDULE, Alexandre Quelho. Estudo do desconforto social, ansiedade e medo da avaliação negativa na disfunção das articulações temporomandibulares. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 268–268, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8715. Acesso em: 28 maio. 2024.

Resumo

Trata-se de um estudo envolvendo uma equipe multidisciplinar de dentistas, psicólogos e enfermeiro que busca obter subsídios para uma assistência adequada a pacientes com problemas nas ATMs (articulações temporomandibulares) e entender melhor os múltiplos aspectos psicológicos e de comportamentos envolvidos na disfunção dolorosa das articulações. A amostra foi composta de 50 mulheres adultas na faixa de 25 a 50 anos que foram divididas em dois grupos: Grupo A composto por mulheres que apresentam disfunção das ATMs e Grupo B composto de mulheres que não apresentam essa disfunção. Nos dois grupos foram feitos os seguintes procedimentos: 1) pelas dentistas: exames clínicos odontológicos e aplicação do Questionário do Índice Mongini para avaliação das desordens temporomandibulares (DTM) e 2) pelos psicólogos: foram aplicados Escala de Ansiedade de Hamilton, Escala de Medo da Avaliação Negativa e Escala de Esquiva e Desconforto Social. Os resultados obtidos indicam através do Qui-quadrado que as mulheres com Disfunção Dolorosa das ATMs apresentam mais Ansiedade e mais Medo da Avaliação Negativa do que as mulheres que não apresentam essa disfunção. Não foram encontradas diferenças significativas para os dois grupos na Escala de Esquiva e Desconforto Social.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria Elenice Quelho Areias, L. H. A. A. D’otaviano, Alaide Altran, Daniela Baracat Samara, Alexandre Quelho Comandule

Downloads

Não há dados estatísticos.