Estudo comparativo dos conceitos de saúde e saúde mental ocidental e oriental
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8712Palavras-chave:
Saúde. Saúde mental. OrientalResumo
Analisando os conceitos de Saúde e Saúde Mental do ponto de vista da Organização Mundial da Saúde (OMS) e comparando com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é possível constatar a complementaridade dos mesmos. Para a OMS (2005) Saúde é a percepção ou sensação de bem estar físico, mental e social do sujeito com sua própria realidade, incluindo que transtornos mentais e comportamentais resultam de uma complexa interação de fatores: biológicos, psicológicos e sociais. Para a MTC (2004) Saúde e Saúde Mental é a manutenção do desequilíbrio assimilável do organismo como um todo (indiviso), visto que estamos sempre em desequilíbrio (pela alimentação, clima, fatores emocionais entre outros) e o organismo reage para manter a homeostase. Quando comparamos os conceitos observamos a complementaridade como causa e efeito e vice-versa, ou seja, “a sensação de bem estar entre o sujeito e sua própria realidade é fator facilitador da manutenção do desequilíbrio assimilável” ou “assimilar o desequilíbrio, produz a sensação de bem estar entre o sujeito e sua própria realidade”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-12
Como Citar
AREIAS, M. E. Q.; BARAQUET, M. I. G. Estudo comparativo dos conceitos de saúde e saúde mental ocidental e oriental. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 266–266, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8712. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8712. Acesso em: 27 jan. 2023.
Edição
Seção
Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida
Licença
Copyright (c) 2016 Maria Elenice Quelho Areias, M. I. G. Baraquet

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.