Banner Portal
Estresse ocupacional e qualidade de vida em trabalhadores de manutenção de aeronaves de uma instituição militar brasileira
PDF

Palavras-chave

Estresse ocupacional. Qualidade de vida. Psicologia da saúde ocupacional

Como Citar

MARTINS, Daniela de Almeida. Estresse ocupacional e qualidade de vida em trabalhadores de manutenção de aeronaves de uma instituição militar brasileira. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 264–264, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8708. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Inexistem estudos similares na literatura nacional e internacional avaliando Estresse Ocupacional e Qualidade de Vida de trabalhadores de manutenção de aeronaves. Dentre os riscos ocupacionais inerentes à profissão destacamse: trabalho em espaços confinados, riscos atmosféricos; riscos físicos e carga mental. Através do estudo exploratóriodescritivo, desenvolvido em uma única etapa, objetivou-se a caracterização dos aspectos sócio-demográficos, a avaliação do estresse ocupacional e da qualidade de vida, comparando e correlacionando os resultados. Dos 93 funcionários, 82 (n = 82; 88,1%) participaram da aplicação dos questionários ERI – Desequilíbrio entre Esforço e Recompensa no Trabalho (SIEGRIST, 1999) e do Questionário de Qualidade de Vida – WHOQOL-bref (FLECK et al., 2000). Os achados sugerem que uma percepção inferior de QV está mais relacionada às características do ambiente de trabalho do que às características do trabalhador, o que permite concluir que condições organizacionais desfavoráveis exercem pressão sobre o trabalhador de manutenção de aeronaves militares e, quando sua energia adaptativa se exaure, podem ocorrer os erros que colocam em risco a segurança de vôo.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Daniela de Almeida Martins

Downloads

Não há dados estatísticos.