Estresse ocupacional e qualidade de vida em trabalhadores de manutenção de aeronaves de uma instituição militar brasileira

Autores

  • Daniela de Almeida Martins Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8708

Palavras-chave:

Estresse ocupacional. Qualidade de vida. Psicologia da saúde ocupacional

Resumo

Inexistem estudos similares na literatura nacional e internacional avaliando Estresse Ocupacional e Qualidade de Vida de trabalhadores de manutenção de aeronaves. Dentre os riscos ocupacionais inerentes à profissão destacamse: trabalho em espaços confinados, riscos atmosféricos; riscos físicos e carga mental. Através do estudo exploratóriodescritivo, desenvolvido em uma única etapa, objetivou-se a caracterização dos aspectos sócio-demográficos, a avaliação do estresse ocupacional e da qualidade de vida, comparando e correlacionando os resultados. Dos 93 funcionários, 82 (n = 82; 88,1%) participaram da aplicação dos questionários ERI – Desequilíbrio entre Esforço e Recompensa no Trabalho (SIEGRIST, 1999) e do Questionário de Qualidade de Vida – WHOQOL-bref (FLECK et al., 2000). Os achados sugerem que uma percepção inferior de QV está mais relacionada às características do ambiente de trabalho do que às características do trabalhador, o que permite concluir que condições organizacionais desfavoráveis exercem pressão sobre o trabalhador de manutenção de aeronaves militares e, quando sua energia adaptativa se exaure, podem ocorrer os erros que colocam em risco a segurança de vôo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela de Almeida Martins, Universidade Estadual de Campinas

DGRH/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

MARTINS, D. de A. Estresse ocupacional e qualidade de vida em trabalhadores de manutenção de aeronaves de uma instituição militar brasileira. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 264–264, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8708. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8708. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida