Banner Portal
Desenrolar da prematuridade em uma instituição de educação infantil
PDF

Palavras-chave

Prematuridade. Educação infantil. Família

Como Citar

SUGAI, Terezinha Ayako. Desenrolar da prematuridade em uma instituição de educação infantil. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 259–259, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8698. Acesso em: 15 jul. 2024.

Resumo

Receber uma família na Creche Área de Saúde (CAS)/Unicamp, que vivenciou a chegada de um bebê teoricamente antes do tempo determinado, que veio de surpresa apesar de esperado, e psicologicamente afetado por não estar totalmente pronto. Desta situação quais são as implicações que conseguimos identificar? Quais sentimentos permeiam está relação mãe X bebê. Quais situações traumáticas que este nascimento comporta para os pais, o que significa para a mãe, o pai, os irmãos e pensando adiante o que significa para a equipe de Educação Infantil que irá receber esta família. Para compreender nosso contexto foi realizada avaliação das pastas de admissão das crianças que freqüentam a CAS no período de janeiro/2003 a dezembro de 2007, e 03 entrevistas semi-estruturada com 03 mães cujos bebês nasceram prematuros.Todas relatam muito sofrimento no período que antecede o nascimento, durante e no pós-parto, no período de hospitalização de seus filhos, e também na adaptação em casa por ocasião da alta hospitalar. Relatam que foram bem acolhidas na chegada a Creche e dizem “Hoje vejo meu filho como um vitorioso, e nem parece aquele bebê”.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Terezinha Ayako Sugai

Downloads

Não há dados estatísticos.