Banner Portal
Correspondências da ouvidoria/hc/UNICAMP: a estatística apresentando os fatos
PDF

Palavras-chave

Correspondência. Trem. Indicador.

Como Citar

ARANHA, Guiomar Terezinha Carvalho; BACCETTI, Marcia Martins; CAMPOS, Laercio Paulo; SILVA, M. H.; OLIVEIRA, D. M. P. Correspondências da ouvidoria/hc/UNICAMP: a estatística apresentando os fatos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 251–251, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8683. Acesso em: 20 jun. 2024.

Resumo

O tema central deste trabalho se atém em primeira instância, à importância das “correspondências”/”cartas” que são trocadas ao longo do tempo pelas pessoas de maneira geral, sendo o “trem” o condutor ou testemunha dos fatos; e o paralelo da prestação de serviço na área da Saúde, por exemplo, a Ouvidoria/Hospital de Clínicas/UNICAMP, como intermediária na prestação de serviço. Usou-se do hipertexto, a maneira de um “Trem Azul” para expressar a importância das “correspondências” por meio de várias linguagens: cinematográfica, a gerada pelo filme, “A Central do Brasil”; o som radiofônico, da “Voz do Brasil”; a poesia Anibal Gamba e a música “O Trem Azul”, cantada por Elis Regina. O trem é o condutor ou a linha tênue que perpassa o sonho e a realidade. O objetivo é identificar indicadores que melhor expressam a demanda da Ouvidoria/HC/UNICAMP ou o atendimento do HC/UNICAMP. Na metodologia, a Estatística é o meio, por onde o “trem azul” passa, apresentando os fatos: “correspondências” e opiniões dos pacientes, com o uso da ferramenta da qualidade: pesquisa de opinião 2006. Os resultados são os indicadores gerados pelas “correspondências”: elogios, transmitidos via mail list do HC/UNICAMP, permitindo a comunidade hospitalar conhecer o seu próprio atendimento, corrigir se necessário seu processo de trabalho, ou dar continuidade a uma constante melhoria.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Guiomar Terezinha Carvalho Aranha, Marcia Martins Baccetti, Laercio Paulo Campos, M. H. Silva, D. M. P. Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.