Banner Portal
Avaliação de um programa de atividade física e qualidade de vida oferecido aos servidores da Universidade Estadual de Campinas
PDF

Palavras-chave

Atividade física. Qualidade de vida. Comunidade.

Como Citar

BERGANTIN, M.; MARTINS, F.; BANKOFF, A. D. P.; BUENO, E.; ZAMAI, C. A. Avaliação de um programa de atividade física e qualidade de vida oferecido aos servidores da Universidade Estadual de Campinas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 249–249, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8679. Acesso em: 2 mar. 2024.

Resumo

Velho Mundo Novo, as atividades físicas em grupo e dentro das empresas mostram sua eficácia no aumento da produção, no comprometimento com resultados e no fortalecimento do espírito de equipe; a Qualidade de Vida acelera processos de mudanças, onde: pessoas, instituições, organizações e empresas passam por verdadeiras inovações em muitos aspectos. Neste sentido, deve-se estudar e conhecer a fundo o cotidiano de um indivíduo bem como a sociedade a que pertence, para que seja possível mensurar ou até qualificar a determinada expressão. O “Projeto MEXA-SE Unicamp”, vem neste seguimento contemplar funcionários, docentes, alunos e a comunidade; com objetivo de oferecer atividades físicas (caminhadas; ginástica localizada; alongamentos; ginástica postural / relaxamento; atividades recreativas, dança de salão; e para grupos específicos como: hipertensos, cardiopatas, diabéticos). Após dois anos, verificou-se interesse por atividades já conhecidas aos participantes sendo: alongamentos 37,18%; ginástica localizada 33,33%; dança/outras 16,67%; caminhadas 12,82%. Essa informação vem demonstrar a preocupação inicial da estética como objetivo principal do praticante, já que, as citadas atividades tendem a mostrar resultados mais rápidos e visíveis. Por outro lado, deve-se salientar a assiduidade e a fidelidade dos praticantes de dança que reconhecem seus benefícios, sendo fatores determinantes para o sucesso e viabilidade do programa, principalmente a maneira lúdica e ao mesmo tempo “séria” em que o programa é oferecido.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 M. Bergantin, Fabio Martins, Antonia Dalla Pria Bankoff, Edison Bueno, Carlos Aparecido Zamai

Downloads

Não há dados estatísticos.