Avaliação de um programa de atividade física e qualidade de vida oferecido aos servidores da Universidade Estadual de Campinas

Autores

  • M. Bergantin Universidade Estadual de Campinas
  • Fabio Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Antonia Dalla Pria Bankoff Universidade Estadual de Campinas
  • Edison Bueno Universidade Estadual de Campinas
  • Carlos Aparecido Zamai Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8679

Palavras-chave:

Atividade física. Qualidade de vida. Comunidade.

Resumo

Velho Mundo Novo, as atividades físicas em grupo e dentro das empresas mostram sua eficácia no aumento da produção, no comprometimento com resultados e no fortalecimento do espírito de equipe; a Qualidade de Vida acelera processos de mudanças, onde: pessoas, instituições, organizações e empresas passam por verdadeiras inovações em muitos aspectos. Neste sentido, deve-se estudar e conhecer a fundo o cotidiano de um indivíduo bem como a sociedade a que pertence, para que seja possível mensurar ou até qualificar a determinada expressão. O “Projeto MEXA-SE Unicamp”, vem neste seguimento contemplar funcionários, docentes, alunos e a comunidade; com objetivo de oferecer atividades físicas (caminhadas; ginástica localizada; alongamentos; ginástica postural / relaxamento; atividades recreativas, dança de salão; e para grupos específicos como: hipertensos, cardiopatas, diabéticos). Após dois anos, verificou-se interesse por atividades já conhecidas aos participantes sendo: alongamentos 37,18%; ginástica localizada 33,33%; dança/outras 16,67%; caminhadas 12,82%. Essa informação vem demonstrar a preocupação inicial da estética como objetivo principal do praticante, já que, as citadas atividades tendem a mostrar resultados mais rápidos e visíveis. Por outro lado, deve-se salientar a assiduidade e a fidelidade dos praticantes de dança que reconhecem seus benefícios, sendo fatores determinantes para o sucesso e viabilidade do programa, principalmente a maneira lúdica e ao mesmo tempo “séria” em que o programa é oferecido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

M. Bergantin, Universidade Estadual de Campinas

CECOM/ UNICAMP

Fabio Martins, Universidade Estadual de Campinas

CECOM/ UNICAMP

Antonia Dalla Pria Bankoff, Universidade Estadual de Campinas

CECOM/ UNICAMP

Edison Bueno, Universidade Estadual de Campinas

CECOM/ UNICAMP

Carlos Aparecido Zamai, Universidade Estadual de Campinas

CECOM/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

BERGANTIN, M.; MARTINS, F.; BANKOFF, A. D. P.; BUENO, E.; ZAMAI, C. A. Avaliação de um programa de atividade física e qualidade de vida oferecido aos servidores da Universidade Estadual de Campinas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 249–249, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8679. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8679. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.