Atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência sexual atendidas no centro de atenção integral à saúde da mulher – CAISM

Autores

  • A. S. Rossi Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Jose Navarro Vieira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8675

Palavras-chave:

Psicologia. Atendimento psicológico. Violência sexual

Resumo

A violência sexual é uma experiência traumática para a maioria das mulheres, famílias e sociedade. Ter sua intimidade invadida sem opção de escolha, vivida com a ameaça de morte, violência psicológica e às vezes também, violência física pode significar um momento de intenso sofrimento emocional, desencadeador de uma angústia impensável, podendo chegar à ruptura psíquica. O objetivo do atendimento psicológico é acolher a mulher auxiliando-a a discriminar e nomear seus sentimentos, a avaliar situações de risco e os sintomas de stress póstraumáticos, favorecendo o enfrentamento e a elaboração do trauma. Quando há gravidez decorrente do estupro, a intensidade da vivência psíquica é potencializada, havendo uma sobrecarga emocional e um “duplo trauma”. Mesmo nos casos em que há a solicitação da interrupção da gestação como uma decisão certa e definitiva, o psicólogo auxilia o enfrentamento realístico da situação e dos sentimentos que emergem diante da situação que se impõe, acompanhando a mulher durante todo o processo de interrupção e na elaboração do trauma. No CAISM, todas as mulheres que procuram atendimento por violência sexual recebem atendimento psicológico pela equipe de psicólogas da Área de Ginecologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

A. S. Rossi, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/ UNICAMP

Maria Jose Navarro Vieira, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

ROSSI, A. S.; VIEIRA, M. J. N. Atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência sexual atendidas no centro de atenção integral à saúde da mulher – CAISM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 247–247, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8675. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8675. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida