Banner Portal
Atendimento grupal dirigido a familiares de pacientes internados na enfermaria de psiquiatria do hospital de clínicas – UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Grupos Operativos.

Como Citar

FARCI, Maristela Da Silva; SILVA, N. F.; PINTO, D. R. Atendimento grupal dirigido a familiares de pacientes internados na enfermaria de psiquiatria do hospital de clínicas – UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 247–247, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8674. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho propõe-se a relatar a experiência em atendimento grupal com familiares de pacientes internados na enfermaria de psiquiatria do HC, tendo como referencial teórico os Grupos Operativos descritos pelo psicanalista argentino Pichon Rivière (1945). Os atendimentos são permeados por orientações relativas ao estado geral dos pacientes, exames, medicações, assim como é dado um espaço para que as pessoas falem sobre a maneira como lidam com seu familiar doente, sentimentos que envolvem as relações, preocupações, medos e incertezas. A experiência tem demonstrado ser este um momento catártico, permitindo o compartilhamento de situações vivenciadas de maneira semelhante pelos familiares de vários pacientes, além de ajudá-los na melhor compreensão sobre a doença. Muitos deles referem sentir-se aliviados após o grupo, sugerindo o efeito terapêutico que este pode proporcionar. Os grupos são realizados ás terças feiras, das 14 às 15h30min, com a participação de 1 psicóloga, 1 enfermeira e 1 assistente social e familiares.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maristela Da Silva Farci, N. F. Silva, D. R. Pinto

Downloads

Não há dados estatísticos.