Atendimento de pacientes com hepatites crônicas pelo grupo de estudos das hepatites virais no hospital das clínicas da UNICAMP

Autores

  • Glaucia Maria Quaresma Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Silvia Kroll Lazarini Universidade Estadual de Campinas
  • Viviane Cristina Fais Universidade Estadual de Campinas
  • J. C. Maretti Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8673

Palavras-chave:

Hepatite C. Abandono. PEG-Interferon

Resumo

As hepatites virais constituem importante problema de saúde pública. As hepatites crônicas B e C podem evoluir para cirrose e hepatocarcinoma. A hepatite C acomete cerca de 270 milhões de pessoas no mundo e é a principal causa de morte por doença hepática e indicação de transplante hepático. O tratamento da hepatite C é feito com a associação de PEG-Interferon e Ribavirina que pode provocar muitos efeitos colaterais e levar ao abandono do acompanhamento. O objetivo do trabalho é avaliar a taxa de abandono dos pacientes portadores de hepatite C Crônica atendidos nos Ambulatórios de Hepatites Virais da Disciplina de Moléstias Infecciosas . Foram avaliados 585 pacientes portadores de hepatite crônica pelo vírus C, tratados com PEG-Interferon e Ribavirina. Destes, 25 (4.2%) abandonaram o tratamento. Esta porcentagem é baixa e semelhante à encontrada em protocolo de tratamento internacional (1). Concluímos que o fluxograma de atendimento em nossos ambulatórios colabore com a boa adesão dos pacientes à terapia da hepatite crônica pelo vírus C.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Maria Quaresma, Universidade Estadual de Campinas

HC/ UNICAMP

Maria Silvia Kroll Lazarini, Universidade Estadual de Campinas

HC/ UNICAMP

Viviane Cristina Fais, Universidade Estadual de Campinas

HC/ UNICAMP

J. C. Maretti, Universidade Estadual de Campinas

HC/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

QUARESMA, G. M.; LAZARINI, M. S. K.; FAIS, V. C.; MARETTI, J. C. Atendimento de pacientes com hepatites crônicas pelo grupo de estudos das hepatites virais no hospital das clínicas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 246–246, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8673. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8673. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida