Análise da incidência de gestações em adolescentes e seus riscos associados à intervenções do enfermeiro sanitarista nas orientações primárias à esta população

Autores

  • Adilton Dorival Leite Universidade Estadual de Campinas
  • Julia Renata Massucatto Magalhaes Universidade Estadual de Campinas
  • R. F. M. Nascimento Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8669

Palavras-chave:

Gravidez na adolescência. Complicações. Cuidados de enfermagem.

Resumo

O diagnóstico de gravidez traz à mulher variadas formas de percepção; sendo que seu diagnóstico como fato já implica no aparecimento de uma série de dúvidas, medos e contradições. Na adolescência este quadro se agrava pela incidência de caracteres específicos desta faixa etária. A adolescência por si só abrange um período repleto de mudanças fisiológicas e de comportamento psicossocial. Muitas vezes esses fatores são agravados pelo diagnóstico de uma gestação indesejada e suas complicações fisiológicas específicas, em que também os pais são despreparados física, emocional e socialmente para receber este novo membro da família. Aspectos sociais e fatores que incluem a desinformação destas gestantes agravam ainda mais sua situação. Uma análise mais aprofundada permite avaliar as ações do enfermeiro sanitarista e direcioná-las para a melhoria deste cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilton Dorival Leite, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/ UNICAMP

Julia Renata Massucatto Magalhaes, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/ UNICAMP

R. F. M. Nascimento, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

LEITE, A. D.; MAGALHAES, J. R. M.; NASCIMENTO, R. F. M. Análise da incidência de gestações em adolescentes e seus riscos associados à intervenções do enfermeiro sanitarista nas orientações primárias à esta população. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 244–244, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8669. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8669. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)