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Adaptação do instrumento de classificação de pacientes pediátricos em hospital universitário
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Palavras-chave

Avaliação em enfermagem. Dimensionamento de pessoal. Validade dos testes.

Como Citar

DINI, Ariane Polidoro; PAOLIS, Maria Isabel Melo de; HIGA, Roseli; SILVA, N. A.; PEREIRA, R. M.; MARIA, T. Adaptação do instrumento de classificação de pacientes pediátricos em hospital universitário. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 243–243, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8666. Acesso em: 21 maio. 2024.

Resumo

O gerenciamento de recursos em organizações de saúde é complexo e depende da análise de questões como custo, demanda, oferta e qualidade pretendida. Empregar indicadores objetivos de avaliação dos clientes, como Sistemas de Classificação de Pacientes, embasam a prática gerencial. Para adotar o Instrumento de Classificação de Pacientes Pediátricos (ICPP) em Hospital universitário, verificou-se a necessidade de adequá-lo às políticas da Instituição. Com isso este trabalho teve por objetivos adaptar o ICPP e verificar sua validade na assistência e gerência. Trata-se de pesquisa metodológica. A adaptação do ICPP foi realizada por meio da utilização da técnica de melhoria contínua, ou seja, ciclos de PDSA (Plan, Do, Study, Act). A versão final do instrumento foi possível após três ciclos de PDSA e ficou composta por dez indicadores de demanda de assistência e quarenta situações de dependência de cuidado. Cada situação de dependência foi revista e padronizada de forma consensual pela equipe. Os ciclos de PDSA também possibilitaram a escolha do período matutino como melhor horário para a aplicação do instrumento. A aplicação diária do instrumento tem oferecido dados para fundamentar o cálculo do número de profissionais de enfermagem, bem como sua negociação com a administração. Outras possibilidades vislumbradas com a aplicação do instrumento estão sendo dia-a-dia descobertas e discutidas.
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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Ariane Polidoro Dini, Maria Isabel Melo de Paolis, Roseli Higa, N. A. Silva, R. M. Pereira, T. Maria

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