Banner Portal
Acompanhamento pedagógico escolar hospitalar
PDF

Palavras-chave

Pedagogia hospitalar. Criança hospitalizada. Pedagogo na saúde.

Como Citar

ZIMMERMANN, Anita; BONIFACIO, Arlete Ribeiro; NASCIMENTO, R. Acompanhamento pedagógico escolar hospitalar. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 242–242, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8664. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O impacto da hospitalização na vida da criança causa ruptura em sua rotina e durante o tratamento médico e terapêutico, que pode durar horas, dias, meses e até anos, ela deixa de participar do mundo externo ao hospital que lhe é de estima, como por exemplo, a escola. Afastada do convívio de seus amigos, colegas, professores e da oportunidade da aprendizagem da qual tem direito, pode sentir-se insegura com relação à continuidade escolar e até a perda de ano letivo. A pedagogia hospitalar, firmando o binômio hospital x escola, com o acompanhamento pedagógico escolar, garante a manutenção do vínculo social da criança conferido pela escola, amenizando angústias e contribuindo para o processo de resgate de sua saúde. Contatar a escola, oferecer à criança hospitalizada a continuidade de sua escolaridade, acompanhando o currículo escolar, realizando avaliações dentro do hospital e promovendo o intercâmbio contínuo entre a criança e a escola é fazê-la sentir-se ativa na sociedade, mesmo estando afastada temporariamente e, com isso, colocar-se mais disposta a aceitar o tratamento clínico proposto para a promoção de sua saúde.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Anita Zimmermann, Arlete Ribeiro Bonifacio, R. Nascimento

Downloads

Não há dados estatísticos.