Acompanhamento pedagógico escolar hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8664Palavras-chave:
Pedagogia hospitalar. Criança hospitalizada. Pedagogo na saúde.Resumo
O impacto da hospitalização na vida da criança causa ruptura em sua rotina e durante o tratamento médico e terapêutico, que pode durar horas, dias, meses e até anos, ela deixa de participar do mundo externo ao hospital que lhe é de estima, como por exemplo, a escola. Afastada do convívio de seus amigos, colegas, professores e da oportunidade da aprendizagem da qual tem direito, pode sentir-se insegura com relação à continuidade escolar e até a perda de ano letivo. A pedagogia hospitalar, firmando o binômio hospital x escola, com o acompanhamento pedagógico escolar, garante a manutenção do vínculo social da criança conferido pela escola, amenizando angústias e contribuindo para o processo de resgate de sua saúde. Contatar a escola, oferecer à criança hospitalizada a continuidade de sua escolaridade, acompanhando o currículo escolar, realizando avaliações dentro do hospital e promovendo o intercâmbio contínuo entre a criança e a escola é fazê-la sentir-se ativa na sociedade, mesmo estando afastada temporariamente e, com isso, colocar-se mais disposta a aceitar o tratamento clínico proposto para a promoção de sua saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-12
Como Citar
ZIMMERMANN, A.; BONIFACIO, A. R.; NASCIMENTO, R. Acompanhamento pedagógico escolar hospitalar. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 242–242, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8664. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8664. Acesso em: 4 fev. 2023.
Edição
Seção
Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida
Licença
Copyright (c) 2016 Anita Zimmermann, Arlete Ribeiro Bonifacio, R. Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.