Banner Portal
Abordagem nutricional - referência de qualidade de vida no trabalho na UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Qualidade de vida no trabalho. Universidade. Nutrição

Como Citar

ROCHA, Maria do Rosario Almeida; BARROS, Arlete de Souza; PARAIZO, Carlos Renato; MADI, E. D. T.; AQUINO, Maria das Graças F. de; CARVALHO, Tereza Helena Portela Freire de; COENTRO, V. S. Abordagem nutricional - referência de qualidade de vida no trabalho na UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 241–241, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8663. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A visão institucional de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), na Unicamp, é entendida como sendo a busca pelo desenvolvimento do indivíduo, nas abordagens pessoal e profissional, alinhada à humanização das relações de trabalho, ao convívio sociocultural e ao cuidado com o meio ambiente. A abordagem nutricional, nos Campi da Unicamp, foi escolhida, pelo grupo de QVT, como a primeira experiência prática de desenvolvimento de ações para sustentação do tema na Universidade. Abordagem nutricional significa promoção de saúde e prevenção de doenças pela alimentação. Este relato descreve as ações, métodos e resultados, da abordagem nutricional em QVT, na Unicamp, desde 2007. Seu desenvolvimento estruturou-se pelo seguinte formato: articulação com a academia, pela docência (promovida pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade) e pelo o corpo discente, no Trote da Cidadania; construção de vínculos entre os vários especialistas (nutricionistas); articulação com serviços externos (parcerias extra-muros – Serviço Social da Indústria); e cuidado com a regulamentação da alimentação na Universidade (órgãos normativos). Este formato permitiu, além do desenvolvimento da abordagem nutricional, a concepção de um modelo possível de atuação para Qualidade de Vida no Trabalho na Universidade, e pode ser extendido a outras abordagens neste tema.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria do Rosario Almeida Rocha, Arlete de Souza Barros, Carlos Renato Paraizo, E. D. T. Madi, Maria das Graças F. de Aquino, Tereza Helena Portela Freire de Carvalho, V. S. Coentro

Downloads

Não há dados estatísticos.