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Vigilância sanitária como estratégia para melhoria da qualidade no hospital das clínicas da UNICAMP
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Palavras-chave

Vigilância sanitária. Qualidade. Melhoria de processos.

Como Citar

LIMA, M. B. B. P. B. et al. Vigilância sanitária como estratégia para melhoria da qualidade no hospital das clínicas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 240–240, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8661. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

O projeto Vigilância Sanitária (VISA-HC) teve início em maio/2006, quando uma série de vistorias realizadas pela Vigilância Sanitária Municipal da Região Norte foi realizada nas diversas áreas do HC apontando inúmeras não conformidades. O principal objetivo do projeto é sanar as não conformidades do HC-Unicamp em relação às normas vigentes da boa prática assistencial e da Vigilância Sanitária. A VISA apontou 4543 não conformidades nas áreas do hospital, que pelo grande volume foram classificadas em estrutura, limpeza e procedimentos. Os resultados do projeto são medidos através de indicadores com o número de não conformidades apontadas X sanadas (por área e/ ou classificadas em estrutura, procedimentos e limpeza). Os primeiros resultados medidos em agosto/2006 por uma auditoria interna realizada com alunos de enfermagem mostraram que 23,60% das não conformidades de estrutura, 51,70% de procedimentos e 33,56% de limpeza foram sanadas. Novas vistorias internas foram realizadas pelo grupo de trabalho VISA-HC e percebeu-se que na maioria das áreas cerca de 60% a 70% dos itens em relação a procedimentos e limpeza foram sanados até dezembro/2006. Também foi criado em 2007 um Programa Educativo em Vigilância Sanitária com o objetivo de promover ações educativas com envolvimento de toda a comunidade hospitalar e reforçar o estímulo à manutenção das melhorias sanadas. Os resultados alcançados por este Programa foram a capacitação de cerca de 600 pessoas em 8 palestras e 11 oficinas de trabalho com temas sobre Vigilância Sanitária, Limpeza e Procedimentos. Até dezembro/2007 o resultado encontrado nas diversas áreas do hospital vistoriadas foi que 73% das não conformidades referentes a procedimentos, 72% em relação a limpeza, e 47% de estrutura foram sanadas.
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Copyright (c) 2016 M. B. B. P. B. Lima, M. C. Padovezi, E. R. Campos, R. O. Juliano, Vera Medice Nishide, Filomena Beatriz Godoy Pereira, Maria Rosa Ceccato Colombini, Maria Amelia Zagatto, E. P. Carvalho, M. L. Leichserring, M. Taglieta

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