A comunicação alternativa e o lúdico via interfaces tangíveis

Autores

  • Maria Cecilia Calani Baranauskas Universidade Estadual de Campinas
  • Eliana Alves Moreira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8657

Palavras-chave:

Comunicação alternativa. Deficiência. Tecnologia. Lúdico

Resumo

Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) engloba os métodos e materiais propostos para a comunicação de pessoas com deficiência na fala. Neste trabalho, investigamos a temática da CAA fora do contexto da deficiência, propondo um sistema lúdico, para promover habilidades de comunicação, interação social e associação de ideias, via tecnologia tangível. Para criar um cenário exploratório implementamos um jogo de adivinhações, onde os usuários utilizam cartões para se comunicar, por meio da escolha de figuras representativas, em alusão ao uso das pranchas/cartões de comunicação utilizadas com pessoas com deficiência na oralização. O sistema é manipulado por meio de cartões RFID, onde o leitor de RFID é o responsável por ler os códigos dos cartões RFID e enviá-los ao computador que, por sua vez, fica totalmente camuflado pelo uso dos cartões. Resultados de Oficinas com crianças e professores de uma instituição parceira evidenciaram que eles conseguiram se comunicar sem a necessidade do uso da fala. Os resultados também sugerem que o design de ambientes que proporcionam a comunicação, baseados em tecnologias contemporâneas, ainda pode ser bastante explorado. Em trabalhos futuros esperamos, ainda, ampliar o uso de formas de interação que potencializem a comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecilia Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciência da Computação - Bacharelado pela Universidade Estadual de Campinas (1976) e em Matemática - Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Realizou pós-doutoramento no Semiotics Special Interest Group (SSIG) na Staffordshire University (School of Computing) em 2001 e no Applied Informatics with Semiotics (AIS) lab da University of Reading (Dept. of Computer Science) em 2002, UK. 

Eliana Alves Moreira, Universidade Estadual de Campinas

Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2008). Atualmente é professora do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

BARANAUSKAS, M. C. C.; MOREIRA, E. A. A comunicação alternativa e o lúdico via interfaces tangíveis. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 268–268, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8657. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8657. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida