Resumo
Ouvidoria na Saúde caracteriza-se como mecanismo inovador promovendo o fortalecimento do controle social com caráter participativo, facilitando e tornando mais direto e mais cotidiano o contato entre os cidadãos e a instituição. Constitui-se em um canal para ouvir, isento de preconceitos e imparcial valorizando os interesses e opiniões dos usuários. Tem por princípio a problematização do processo de trabalho em saúde com foco nas relações, o respeito aos direitos e necessidades dos usuários, a solidariedade e a defesa da vida. A Ouvidoria também trabalha para o aprimoramento da organização institucional como fonte de informação que ajuda a direcionar ações administrativas para uma construção coletiva de propostas com a gerência, com a equipe local e com a rede de serviços. A ouvidoria é portanto um observatório dos processos de trabalho em saúde fundamentada na Constituição de 1988 e na Política Nacional de Humanização que estabelece “a saúde como um direito de todos e dever do Estado”. Os efeitos positivos se refletem nas relações e na organização instituicional como maior preocupação com o acolhimento dos usuários, organização e sistematização das demandas recebidas e contribuição no aperfeiçoamento e mudanças nos processos de trabalho internos. Os desafios aparecem na dificuldade de profissionais/usuários para enfrentar a crise do diferente, para compreender o papel da ouvidoria e para considerar os valores subjetivos do outro.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Mariana Furquim da Silva Martins, Maria Amelia Ayres Guidetti Zagatto, C. Roveran
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