Bioquímica, com ênfase em biologia molecular e os biomarcadores no esporte

Autores

  • Conceição Aparecida Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Denise Vaz Macedo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8644

Palavras-chave:

Bioquímica. Biomarcadores. Biologia.

Resumo

O relato aponta a importância do trabalho interdisciplinar, envolvendo a expertise de vários grupos de pesquisa. Realizado entre os Laboratórios da Unidade Metabólica/FCM e o Laboratório de Bioquímica do Exercício (LABEX), ambos da UNICAMP. As ações de pesquisa foram realizadas junto aos Alunos de Iniciação Cientifica, e pós-graduandos de Mestrado e Doutorado, sendo possível desenvolver projetos nas Linhas de pesquisa: Doença de Chagas, Obesidade e Diabetes, Avaliação/ Perfil do Idoso, Marcadores Inflamatórios, Biomarcadores no Esporte. Metodo: No Labex foi desenvolvida a técnica de Limiar de Estresse, possibilitando elaborar um programa de treinamento condizente à capacidade dos atletas, traçando um perfil adaptativo destes e, por fim, garantindo o sucesso na performance. Resultado:Como aplicação de pesquisa, nasceu o Programa de Incentivo a Funcionários Atletas da Unicamp/ GGBS e hoje conta com mais de 40 funcionários-atletas. O programa proporciona um aprendizado prático para os alunos utilizando para isso toda a infra-estrutura de avaliação existente no Labex, mas que beneficiasse também aos funcionários atletas de corridas de rua. Iniciado em 2000, cada funcionário atleta tem um treinamento individualizado e planejado pela equipe do Labex. Conclusão:Os resultados positivos alcançados são inúmeros: o ótimo desempenho dos atletas, não só nas competições, mas também no trabalho e a melhoria na qualidade de vida, observada em análises do perfil lipídico e outras análises clínicas também é motivo de destaque como resultado do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição Aparecida Silva, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Filosofia Ciências e Letras/Itú. Possui Mestrado em Clínica Médicas pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente atuo como bióloga no Laboratório da Unidade Metabólica/FCM da Universidade Estadual de Campinas.

Denise Vaz Macedo, Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular do Departamento de Bioquímica, Instituto de Biologia - Unicamp. Graduada em Ciências Biológicas pela Unicamp (1981), Mestrado em Bioquímica (1988) e Doutorado em Bioquímica (1993) pela Unicamp. Pós-doc na Universidade de Liege, Belgica (1995). Fundou e coordena o Laboratório de Bioquímica do Exercício (LABEX) desde 1996. 

 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SILVA, C. A.; MACEDO, D. V. Bioquímica, com ênfase em biologia molecular e os biomarcadores no esporte. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 264–264, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8644. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8644. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)