A comunicação não-verbal na interação do enfermeiro com o paciente no centro cirúrgico

Autores

  • Josenei Oliveira Teixeira Universidade Estadual de Campinas
  • S. Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8636

Palavras-chave:

Comunicação. Enfermagem. Centro cirúrgico

Resumo

A comunicação é um instrumento básico de trabalho, sendo que utilizado de forma efetiva com a equipe de enfermagem e com o paciente estabelece um vínculo verbal ou não-verbal. A comunicação não-verbal expressa emoções que ajudam o enfermeiro a entender melhor seu paciente, tornando uma assistência de qualidade. O objetivo deste estudo tem como revisão bibliográfica da comunicação não-verbal na enfermagem e também descreve a importância da comunicação não-verbal no centro cirúrgico e nas interações enfermeiro-paciente visando uma assistência mais eficiente. Dos artigos encontrados, vinte e quatro são da revista “Nursing”, no período de 2000 a 2005, nestas foram realizadas pesquisas com nove profissionais, sete pacientes, três acadêmicos e cinco pesquisas bibliográficas. Já na revista “Latino Americana de Enfermagem”, foram encontrados 17 artigos no período de 2000 a 2005, sendo realizadas pesquisas com quatro profissionais, seis pacientes, quatro acadêmicos e dois profissionais juntamente com pacientes e uma pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josenei Oliveira Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/ UNICAMP

S. Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

CAISM/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

TEIXEIRA, J. O.; RODRIGUES, S. A comunicação não-verbal na interação do enfermeiro com o paciente no centro cirúrgico. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 232–232, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8636. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8636. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida