Banner Portal
Dimensionamento da equipe de enfermagem de uma unidade de emergência referenciada utilizando a ferramenta do Coren-SP
PDF

Palavras-chave

Recursos humanos de enfermagem. Enfermagem em emergência. Absenteísmo

Como Citar

MARCONATO, Rafael Silva; MARCONATO, Aline Maino Pergola; ANDRADE, Rita de Cassia Dantas; SILVA, Michele de Freitas Neves; JARDIM, Valdecir Monteiro. Dimensionamento da equipe de enfermagem de uma unidade de emergência referenciada utilizando a ferramenta do Coren-SP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 262–262, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8635. Acesso em: 21 abr. 2024.

Resumo

Introdução: As unidades de emergência são importante elemento da rede de atenção à saúde. A equipe de enfermagem necessita ser dimensionada adequadamente para garantir uma assistência de qualidade. Objetivo: Descrever o dimensionamento da equipe de enfermagem de Unidade de Emergência Referenciada (UER). Método: Relato de experiência baseado no cálculo do dimensionamento de enfermagem da UER utilizando a metodologia do Coren-SP para dimensionamento de unidades especiais. A primeira etapa do estudo foi a identificação dos locais de atendimento, posteriormente foi preenchido o quadro com os horários de funcionamento dos postos e definição dos sítios funcionais. Por fim, aplicou-se a fórmula proposta na qual o quadro de pessoal é igual a Constante de Marinho multiplicada pelo total de sítios funcionais (QP=KMxTSF), a Constante de Marinho é a divisão do período de trabalho pela jornada semanal multiplicado pelo índice de segurança técnico (IST) adotado pela instituição (KM=PT/JSTxIST). Resultado: Foram identificados nove postos de trabalho. A unidade funciona 24 horas por dia. Assim, obteve-se 174 sítios funcionais de enfermeiro e 444 de técnicos de enfermagem. O período de trabalho é de seis horas e a jornada de 30 horas/semana, o IST adotado pela instituição de 15%, resultou em 40 enfermeiros e 102 técnicos de enfermagem. Discussão: A ferramenta de dimensionamento se mostrou importante para auxiliar no gerenciamento, pois permite adequação do quantitativo de pessoal e uma assistência de enfermagem qualificada. No entanto, identificou-se certa subjetividade na definição de sítios funcionais e do número de profissionais necessários para a cobertura dos postos de trabalho.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rafael Silva Marconato, Aline Maino Pergola Marconato, Rita de Cassia Dantas Andrade, Michele de Freitas Neves Silva, Valdecir Monteiro Jardim

Downloads

Não há dados estatísticos.