Projeto conexão cultural UNICAMP

Autores

  • Fabio Augusto Cerqueira Universidade Estadual de Campinas
  • Danilo Mello Negreti Universidade Estadual de Campinas
  • Cármen Lúcia Rodrigues Arruda Universidade Estadual de Campinas
  • Margareth do Carmo Vieira Junqueira Universidade Estadual de Campinas
  • Eliana Paifer Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8624

Palavras-chave:

Segurança. Cultura. Ocupação do espaço público

Resumo

Acompanhando de perto essa discussão a respeito da segurança nos câmpus da Unicamp, a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), propôs à Reitoria o projeto “Conexão Cultural” que, aprovado, foi incorporado ao programa “Campus Tranquilo, Universidade Viva” da Unicamp, no eixo denominado “Convívio”. O “Conexão Cultural” foi estabelecido, visando à ocupação dos espaços externos dos campi da Universidade com eventos culturais e esportivos, promovendo a circulação e a permanência das pessoas e, consequentemente, o convívio, permitindo ampliar a sensação de segurança, tanto pela própria frequência, como pelo fato de que as pessoas, ao se encontrarem, poderem conhecer-se umas às outras, especialmente aquelas que fazem parte da comunidade universitária. A estratégia de trabalho é a de fomentar a produção cultural – em artes e em esportes – da Universidade, para que se realize por meio de apresentações abertas à comunidade em geral. A participação de alunos, funcionários e docentes, na produção ou na realização do evento, é de fundamental importância. Também foi estabelecida uma linha de fomento à produção cultural de outras unidades e órgãos da Universidade, visando prestar apoio às manifestações culturais realizadas por eles (em infraestrutura, logística e divulgação), desde que realizadas preferencialmente em espaços abertos dos campi; portanto, em consonância com os objetivos do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Augusto Cerqueira, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas [2014]; Atua como técnico no Grupo de Pesquisa Propostas Artísticas Contemporâneas; Atua como gestor cultural na Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural - CDC, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Atua como Diretor Administrativo da Sociedade Filarmônica de Valinhos.

Danilo Mello Negreti, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2011). Atualmente é produtor cultural junto a área de Ação Cultural da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Campinas. Em sua atuação profissional, tem experiência em unidades de informação - Biblioteca Universitária, produção e difusão cultural, adminstração de conteúdo em site, organização de eventos. É co-responsável e batuqueiro em um grupo de Maracatu de baque virado, manifestação da cultura popular brasileira - Grupo Maracatucá.

Cármen Lúcia Rodrigues Arruda, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas - pela Fundação Armando Álvares Penteado (1982), mestrado em Gestão pela Qualidade (2004) e Doutorado em Ciências Sociais (2012) pela Universidade Estadual de Campinas. É diretora de Ação Cultural da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Campinas.

Margareth do Carmo Vieira Junqueira, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP - Coordenadora do Seminário. 

Eliana Paifer, Universidade Estadual de Campinas

Membro da área administrativa da Coordenadoria do Cecom.

 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

CERQUEIRA, F. A.; NEGRETI, D. M.; ARRUDA, C. L. R.; JUNQUEIRA, M. do C. V.; PAIFER, E. Projeto conexão cultural UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 256–256, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8624. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8624. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida