Resumo
Este trabalho tem como objetivo o resgate do patrimônio histórico e musical campineiro, através de transcrições musicológicas e considerações analíticas de três Missas de Manoel José Gomes (Santana de Parnaíba, 1792 - Campinas, 1868), conhecido sob a alcunha de Maneco Músico, figura central no panorama musical da cidade de Campinas durante o século XIX. Pai do compositor Carlos Gomes (1836-1896) e mestre-de-capela na cidade por mais de cinqüenta anos, sua produção musical integra a Coleção Manoel José Gomes do Museu Carlos Gomes (Campinas SP). A escrita musical antiga e a ausência de partitura (todos os originais são manuscritos em partes cavadas) impossibilitavam a utilização deste material. O processo de transcrição, ou seja, a elaboração de uma partitura em notação musical atualizada das Missas do compositor constituiu-se assim o objetivo principal deste trabalho. A partir das transcrições foi realizado um estudo reflexivo com considerações quanto à forma, orquestração e harmonia das obras. O resultado da pesquisa apresenta às orquestras e corais contemporâneos as Missas em notação musical atual, possibilitando uma interpretação que coloca músicos e público em geral em contato com obras representativas de um momento histórico no qual a execução de música sacra era evento da maior importância no contexto histórico-musical brasileiro.
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Copyright (c) 2016 Vivian LisFerreira Nogueira Dias
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