Banner Portal
Um estudo com memoriais de formação de professores em exercício: mudança nas representações de prática e identidade docentes

Palavras-chave

Formação de professores. Memorial de formação. Representações sociais.

Como Citar

GRANDIN, L. A.; SOLIGO, A. F. Um estudo com memoriais de formação de professores em exercício: mudança nas representações de prática e identidade docentes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 223–223, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8603. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8603. Acesso em: 30 mar. 2023.

Resumo

A presente pesquisa, resultado de minha dissertação de Mestrado em Educação, teve por objetivo a identificação e a análise das representações sociais de professores em exercício que fizeram o curso de graduação em Pedagogia, na Faculdade de Educação - Unicamp. Para tanto, foi utilizado o Memorial de Formação, trabalho de conclusão de curso desses alunos-professores, em que estes fazem uma relação entre sua história de vida, sua prática pedagógica e o que foi vivenciado na graduação. Por meio da Análise de Conteúdo foram estabelecidas categorias de análise, tendo como referência dois eixos centrais: as representações de identidade e da prática docentes. As representações sociais dos professores, como visões de mundo e interpretações da realidade, são construídas e reconstruídas por meio das interações sociais que são estabelecidas ao longo do curso de formação (com os professores, com os colegas, pelo contato com as novas teorias) e evidenciadas durante o processo de escrita do Memorial de Formação. Foram reveladas novas representações sobre si: professor mais consciente de seu papel, professor-pesquisador, professor como formador de cidadãos críticos, professor aberto à mudanças. Com relação à prática pedagógica, as representações foram marcadas pelas transformações nas funções sociais da alfabetização, da avaliação e de um novo olhar sobre o aluno.
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8603
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Leonilda Aparecida Grandin, Angela Fatima Soligo

Downloads

Não há dados estatísticos.