Um estudo com memoriais de formação de professores em exercício: mudança nas representações de prática e identidade docentes

Autores

  • Leonilda Aparecida Grandin Universidade Estadual de Campinas
  • Angela Fatima Soligo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8603

Palavras-chave:

Formação de professores. Memorial de formação. Representações sociais.

Resumo

A presente pesquisa, resultado de minha dissertação de Mestrado em Educação, teve por objetivo a identificação e a análise das representações sociais de professores em exercício que fizeram o curso de graduação em Pedagogia, na Faculdade de Educação - Unicamp. Para tanto, foi utilizado o Memorial de Formação, trabalho de conclusão de curso desses alunos-professores, em que estes fazem uma relação entre sua história de vida, sua prática pedagógica e o que foi vivenciado na graduação. Por meio da Análise de Conteúdo foram estabelecidas categorias de análise, tendo como referência dois eixos centrais: as representações de identidade e da prática docentes. As representações sociais dos professores, como visões de mundo e interpretações da realidade, são construídas e reconstruídas por meio das interações sociais que são estabelecidas ao longo do curso de formação (com os professores, com os colegas, pelo contato com as novas teorias) e evidenciadas durante o processo de escrita do Memorial de Formação. Foram reveladas novas representações sobre si: professor mais consciente de seu papel, professor-pesquisador, professor como formador de cidadãos críticos, professor aberto à mudanças. Com relação à prática pedagógica, as representações foram marcadas pelas transformações nas funções sociais da alfabetização, da avaliação e de um novo olhar sobre o aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonilda Aparecida Grandin, Universidade Estadual de Campinas

FE/ UNICAMP

Angela Fatima Soligo, Universidade Estadual de Campinas

FE/ UNICAMP

Publicado

2016-09-12

Como Citar

GRANDIN, L. A.; SOLIGO, A. F. Um estudo com memoriais de formação de professores em exercício: mudança nas representações de prática e identidade docentes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 223–223, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8603. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8603. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão