Banner Portal
Treinamento para assistente técnico de laboratório
PDF

Palavras-chave

Treinamento. Laboratório. Plantas-piloto

Como Citar

DIAS, M. E. F.; COSTA, F. A. de A.; MOTTA, E. M. P.; KABUCI, D. Y.; FERREIRA, C. B.; GANDARA, A. L. N. Treinamento para assistente técnico de laboratório. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 222–222, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8602. Acesso em: 28 fev. 2024.

Resumo

O treinamento teve como objetivo melhorar o conhecimento e a atuação dos assistentes técnicos de laboratório, conscientizando o grupo sobre o valor dessa função na equipe técnica dos laboratórios e das plantas-piloto, interferindo na auto-estima e melhorando a motivação para o desempenho dessa função. Para compor o grupo de trabalho foram convidados técnicos com experiência, habilidade didática e conhecimento das diferentes abordagens e trabalhos desenvolvidos no ensino e na pesquisa dos quatro Departamentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos. O programa envolveu aulas interativas e expositivas, aulas práticas e visitas a diferentes laboratórios da Faculdade. Foi preparada apostila com linguagem acessível e conteúdo que contemplava as atividades de todos os envolvidos no treinamento. Foi abordada a conscientização das competências da Faculdade no ensino e na pesquisa, e a importância desse profissional nesse contexto. Para melhorar o conhecimento técnico foram ministradas aulas para diferenciação de laboratórios biológicos, químicos e plantas-piloto de processamento de alimentos. O conteúdo incluiu técnicas de limpeza de vidrarias e equipamentos, preparo de materiais de laboratório, preparo de soluções simples, manutenção de equipamentos, estocagem de produtos químicos, resíduos perigosos, higiene e segurança pessoal e no ambiente de trabalho, atividades em planta piloto incluindo aula prática dos temas abordados e suas principais dificuldades. O envolvimento dos assistentes com os técnicos foi fundamental para a motivação de ambos no sentido de melhorar e participar mais ativamente das atividades de rotina. A motivação aumentava e o entrosamento ficava evidente no decorrer dos oito encontros semanais (3h). Ações pro-ativas dos funcionários mais graduados no sentido de qualificar uma equipe criam vínculos e melhoram a atuação dos funcionários de uma instituição.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria Elizabete Fernandes Dias, Fatima Aparecida de Almeida Costa, Eliana Maria Perritorri Motta, Dirce Yorika Kabuci, C. B. Ferreira, Ana Lourdes Neves Gandara

Downloads

Não há dados estatísticos.