Banner Portal
Treinamento em psicoterapia breve psicanalítica do serviço de assistência psicológica e psiquiátrica ao estudante (SAPPE/PRG/UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Psicoterapia breve. Treinamento. Universidade

Como Citar

MERGULHÃO, Elizabete Alves; FRANCHETTI, Silvia Helena Allane; CASTRO, V. A. Treinamento em psicoterapia breve psicanalítica do serviço de assistência psicológica e psiquiátrica ao estudante (SAPPE/PRG/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 222–222, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8601. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A equipe do Sappe presta assistência psicológica e psiquiátrica aos estudantes da Unicamp desde 1987. A experiência de atendimento em psicoterapia breve psicanalítica vem sendo transmitida a psicólogos e psiquiatras, através de programas de treinamento desenvolvidos pela equipe. Em 1991, iniciou-se um estágio regulamentado pela FCM/ UNICAMP dirigido a esses profissionais. Tal estágio converteu-se, a partir de 2005, em um curso gratuito de extensão, denominado Treinamento em Psicoterapia Breve Psicanalítica (FCM 0716), oferecido através da Escola de Extensão (EXTECAMP/UNICAMP). A proposta do curso é contribuir preferencialmente para a formação teóricoprática de psicólogos e psiquiatras ligados à rede pública de saúde, que enfrentam o desafio de atender com qualidade e eficácia um grande número de pessoas, num tempo ajustado às necessidades e particularidades da população atendida. Além de instrumentalizar profissionais para o exercício da psicoterapia breve, o programa de treinamento amplia a capacidade de assistência aos estudantes, uma vez que os treinandos realizam atendimento psicoterápico supervisionado. O objetivo deste trabalho é apresentar como está organizado o curso; descrever sua inserção nas atividades do Sappe; e discutir sua contribuição para a produção, transmissão e extensão de conhecimento para a comunidade.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Elizabete Alves Mergulhão, Silvia Helena Allane Franchetti, V. A. Castro

Downloads

Não há dados estatísticos.