Trabalhando com projetos no tema: no fundo do mar

Autores

  • Benedita de Lourdes Motta Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8598

Palavras-chave:

Projeto. Analogia. Consciência

Resumo

Esse trabalho foi desenvolvido com crianças de 03 anos e 10 meses à 04 anos, e teve como ponto de partida o nome da turma “Estrelinha do Mar”, escolhido pelas crianças que passaram a se interessar pelos animais do fundo do mar, tal assunto despertou grande interesse nas crianças por isso o estudo tornou-se rico e produtivo, pois os alunos tiveram a oportunidade de tirar conclusões após observações, pesquisas, discussões e estudos em relação a vida marinha. Objetivos: pretendeu-se com este estudo que os alunos compreendessem a elasticidade do mundo vivo e desenvolvessem cada vez mais a postura de respeito pela vida da preservação da natureza. Metodologia: Foi centrada na dialogicidade de Paulo Freire, tendo como foco o diálogo com base das relações de comunicação e intercomunicação. Em Roda de conversa as crianças levantaram questões em torno da poluição dos mares e queriam saber o que acontecia com os peixes no fundo do mar. Os conceitos deste tema se desenvolveram sob condições internas e externas, pois dependeu do fato de se originar do aprendizado e experiências das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedita de Lourdes Motta Silva, Universidade Estadual de Campinas

DGRH/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

SILVA, B. de L. M. Trabalhando com projetos no tema: no fundo do mar. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 220–220, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8598. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8598. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão