Banner Portal
Tipagem hla-a e hla-b: da sorologia a biologia molecular
PDF

Palavras-chave

HLA-A e B. Fenotipagem. Genotipagem.

Como Citar

LIEBER, Sofia Rocha; GONÇALVES, A. C.; TABOSS, M. R.; MARQUES, Silvia Barbosa Dutra; SOUZA, A.; GUARIENTO, E. G.; CONRRADINE, E. C. G. Tipagem hla-a e hla-b: da sorologia a biologia molecular. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 220–220, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8597. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Para minimizar as complicações pós-transplante, se faz necessário o encontro de doador com o menor número possível de discrepâncias alélicas com o recepto, no complexo principal de histocompatibilidade humano (HLA). A probabilidade teórica de encontro de doador aparentado (irmão) compatível no sistema HLA é de apenas 25%. Em vista disto, tem sido intensificadas campanhas doação de órgãos de doadores cadáveres e de células progenitoras da medula óssea. Com o objetivo comparar os métodos de microlinfocitoxicidade (MLC) e reação de polimerização em cadeia de uma seqüência de iniciadores específicos (PCR-SSP) para os alelos HLA-A e HLA-B foram avaliadas as tipagens de 6 pacientes renais crônicos e 17 hematológicos, 3 doadores aparentados de medula óssea e 24 doadores do programa de Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Foram observadas reações concordantes para 66% das tipagens HLA-A e 22% das HLA-B (p=0,000009), com confirmação de um único antígeno para os loci HLA-A em 83% dos casos e para os loci HLA-B, em 42%. Em 28% das tipagens HLA-A e em 62 % das tipagens HLA-B, realizadas com o método MLC, houve dúvidas para a definição entre dois ou três antígenos que foram esclarecidas com o PCR-SSP, mostrando a sua melhor adequação.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Sofia Rocha Lieber, A. C. Gonçalves, M. R. Taboss, Silvia Barbosa Dutra Marques, A. Souza, E. G. Guariento, E. C. G. Conrradine

Downloads

Não há dados estatísticos.