Banner Portal
SIGAPED - sistema de informações para gerenciamento de animais em pesquisas de drogas
PDF

Palavras-chave

Animal. Droga. Software

Como Citar

BIBRIES, Sandra Cristina; FRANCHI JUNIOR, Gilberto Carlos; PADOVAM, Alessandra RodriguesCardoso; PIRES, F. B.; NOWILL, Alexandre Eduardo. SIGAPED - sistema de informações para gerenciamento de animais em pesquisas de drogas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 216–216, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8589. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Da necessidade de facilitar o controle de animais utilizados em pesquisas pré-clínicas, foi desenvolvido um sistema que facilita o gerenciamento das informações que essa atividade demanda. Tal software permite compartilhar via internet dados e imagens com os pesquisadores envolvidos. O usuário do sistema no CIPOI realiza pesquisa com camundongos; estes são alocados em gaiolas e de acordo com protocolos específicos de pesquisa, recebem tratamento com novas drogas e terapias. O sistema permite controlar o cadastro de animais de várias espécies, seus dados de óbito e histórico de alocação nas gaiolas. É permitido cadastrar avaliações que são realizadas, seja de peso, de volume de massa tumoral ou resultado de indicadores provenientes de exames realizados a partir de coleta de sangue do animal. O sistema controla projetos, associados a protocolos e grupos que utilizam ou não drogas, permitindo realizar um controle do tratamento. Para o desenvolvimento do sistema foram utilizadas ferramentas de software livre Ruby on Rails, MySql e implantado em ambiente Linux, podendo ser acessado via web, mediante o controle de acesso de usuários autorizados e cadastrados.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Sandra Cristina Bibries, Gilberto Carlos Franchi Junior, Alessandra RodriguesCardoso Padovam, F. B. Pires, Alexandre Eduardo Nowill

Downloads

Não há dados estatísticos.