Banner Portal
Repetir e resistir. Um grito no papel pedagógico
PDF

Palavras-chave

Pós-estruturalismo. Educação. Cinema.

Como Citar

DIAS, S. O. Repetir e resistir. Um grito no papel pedagógico. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 214–214, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8585. Acesso em: 28 fev. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa de doutorado realizada na Faculdade de Educação da Unicamp. No encontro com o pensamento do filósofo Gilles Deleuze e com o filme Corra Lola, Corra, escolho neste papel-pesquisa dois fragmentos para pensar na potência da repetição: o relógio e o grito. Enquanto a repetição das três seqüências do filme fica presa ao tempo cronológico, dos relógios, se efetuando como pontos de vista sobre o mesmo visível e vivido, o grito de Lola parece fazer explodir na tela uma repetição distinta. Matéria sonora intensa, singular, que ecoa sem materialidade, sem sujeito, o grito abre possibilidades de pensar num papel pedagógico que se dá pelo fora, pela junção de fragmentos que, em desequilíbrio, não trazem à tona a violência dos pontos de vista sobre o mesmo, mas a violência da multiplicação da realidade num acoplamento de forças invisíveis e insensíveis.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Susana Oliveira Dias

Downloads

Não há dados estatísticos.