Banner Portal
Projetos institucionais de divulgação do conhecimento com a participação de bibliotecários
PDF

Palavras-chave

Revistas digitais. Avaliação. Tradução. Normalização.

Como Citar

RIBEIRO, C. M. Projetos institucionais de divulgação do conhecimento com a participação de bibliotecários. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 208–208, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8573. Acesso em: 21 fev. 2024.

Resumo

Relata experiência de colaboração em duas revistas digitais, resultantes de projetos criados e consolidados na UNICAMP: “Educação Temática Digital” (1999), da FE - com foco nas pesquisas contemporâneas da área educacional, e “Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação” (2003), do SBU - contemplando as áreas de biblioteconomia e ciência da informação. A política editorial dessas revistas busca inseri-las no meio científico dando visibilidade aos trabalhos publicados em âmbito nacional e internacional, além de atender os critérios técnico-normativos. Para isso, os títulos dos artigos, palavras-chaves, resumos e editoriais são traduzidos para o inglês - língua padrão da ciência -, agregando valor às publicações. Nesse sentido, as respectivas traduções/ revisões são cuidadosamente analisadas com a finalidade de manter o estilo dos autores, a linguagem técnica da área e a coerência. Várias ferramentas como bases de dados específicas, dicionários especializados, outros artigos da área e palavras-chaves fornecidas pelos pesquisadores são utilizadas para dar credibilidade a esse trabalho. Demonstra que a atuação do bibliotecário no ambiente universitário, tanto de forma presencial como virtual, caracteriza um novo perfil, necessário para dar apoio aos objetivos da Universidade calcados no tripé ensino, pesquisa e extensão.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Celia Maria Ribeiro

Downloads

Não há dados estatísticos.