Banner Portal
Processos físicos de tratamento de superfícies usando tecnologia de vácuo e plasma (nanotecnologia) na área médica e em diversos ramos da indústria
PDF

Palavras-chave

Plasma. Tratamento de superfície. Biomateriais

Como Citar

LAMBERT, Carlos Salles. Processos físicos de tratamento de superfícies usando tecnologia de vácuo e plasma (nanotecnologia) na área médica e em diversos ramos da indústria. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 205–205, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8567. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Será apresentado um resumo do que foi feito no Departamento de Física Aplicada do IFGW na área médica (biomateriais/implantes para ortopedia e odontologia), na área de esterilização a plasma frio, na indústria de alimentos (esterilização, bactericidas, embalagens com propriedades de barreira transparentes e funcionalização de alimentos), na indústria têxtil (tecidos inteligentes), na indústria automobilística, na agricultura, na indústria metal-mecânica e na conservação e restauração de obras de arte, usando a tecnologia de Implantação Iônica por Imersão em Plasma (IIIP), modificada e adaptada para os casos citados. A técnica desenvolvida na Física originou diversos projetos, trabalhos científicos, prêmios internacionais, e patentes. Novos materiais foram desenvolvidos no Instituto de Física utilizando a técnica e o equipamento de IIIP, e foram utilizados e analisados em diversos projetos, dando origem a um pós-doutorado na FCM, um doutorado na FEM e mais 6 mestrados em universidades estaduais. Além disso, 1 projeto de pesquisa FAPESP com a FEA, 2 PIPE/FAPESP, 3 PIBIC, 2 Iniciação Científica/FAPESP, 9 artigos internacionais e 1 nacional, 15 trabalhos em congressos internacionais e 21 nacionais, 27 palestras em universidades, centros de pesquisa e indústrias.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Carlos Salles Lambert

Downloads

Não há dados estatísticos.