Resumo
A proposta é apresentar a experiência da atividade de divulgação científica levada a cabo por uma das redatoras da Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) da Unicamp. Particularmente, mostrar as várias etapas do trabalho desenvolvido, desde a prospecção do tema até a publicação no Jornal da Unicamp e Portal de Notícias e a conseqüente ressonância na mídia impressa, televisiva, radiofônica e on line. A idéia é mostrar como o jornalismo de assessoria contribui para a ressonância de pesquisas de interesse público e a importância desta atividade para a imagem positiva da universidade. Toma-se como base duas matérias produzidas na área de Saúde, mais especificamente pesquisas da Faculdade de Ciências Médicas, que comprovam a tarefa de assessoria como fundamental para incluir a universidade na pauta da grande mídia com temas de cunho social bastante significativo. São os temas: Desenvolvimento de pele humana em laboratório e A influência do uso de computador na qualidade do sono em jovens e adolescentes. Os dois temas foram exaustivamente abordados pela mídia, inclusive inserções no Jornal Nacional e Fantástico – dois programas com reconhecido impacto de audiência, – graças ao trabalho desempenhado pela equipe da Ascom. Só um dos assuntos, A influência do uso do computador na qualidade do sono de jovens e adolescentes, contou com mais de 60 inserções na mídia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Raquel Cristina do Carmo Santos
Downloads
Não há dados estatísticos.