Preservação da memória científica e maior visibilidade à produção científica do instituto de física gleb wataghin da UNICAMP

Autores

  • Rita Aparecida Sponchiado Universidade Estadual de Campinas
  • Sandra Maria Carlos Cartaxo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8562

Palavras-chave:

Produção científica.Memória científica. Repositórios institucionais

Resumo

O presente trabalho busca dar andamento a um serviço já sistematizado da Biblioteca do IFGW no que tange a gestão dos dados relacionados à produção científica do instituto. O objetivo é garantir sua memória científica através da recuperação do texto completo de toda a produção científica indexada do IFGW no período de 1972 à 2007. Além disso, pretende-se catalogar essa produção no catálogo bibliográfico da universidade contribuindo assim para aumentar a visibilidade e acesso ao conhecimento gerado no instituto. Apresentamos a forma com que esses artigos são recuperados e o andamento desse trabalho, mostrando o total de artigos publicados, recuperados e linkados. Discutimos à respeito da manutenção de repositórios institucionais, arquivos abertos e o Movimento de Livre Acesso a informação assim como, as novas formas de acesso e transmissão do conhecimento dentro da universidade. Citamos também a emergência de um novo Paradigma de Acesso Livre Eletrônico e buscamos sensibilizar através deste, a discussão da comunidade universitária à esse respeito. Concluímos que a reunião de toda produção cientifica do IFGW, como também da universidade é de fundamental importância para o seu auto-conhecimento e o seu próprio desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Aparecida Sponchiado, Universidade Estadual de Campinas

IFGW/ UNICAMP

Sandra Maria Carlos Cartaxo, Universidade Estadual de Campinas

IFGW/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

SPONCHIADO, R. A.; CARTAXO, S. M. C. Preservação da memória científica e maior visibilidade à produção científica do instituto de física gleb wataghin da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 202–202, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8562. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8562. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão