Política de acesso livre a periódicos científicos: relato da experiência da RDBCI do sistema de bibliotecas da UNICAMP

Autores

  • D. F. Thiago Universidade Estadual de Campinas
  • Gildenir Carolino Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8560

Palavras-chave:

Publicação digital em biblioteconomia. Editoração eletrônica. Periódico eletrônico. Periódico científico digital

Resumo

As publicações científicas em meio digital estão se consolidando na atual Sociedade da Informação. Neste contexto, cada vez mais, surgem propostas e discussões a respeito de softwares de fonte aberta e periódicos de acesso livre. Preocupado com o gerenciamento das publicações digitais brasileiras, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) há mais de quatro anos iniciou um ciclo, no âmbito da filosofia do Open Access, para a edição de publicações eletrônicas, visando ao repasse do software SEER (Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas) à comunidade de editores de publicações eletrônicas, subsidiando a melhoria do padrão editorial de publicações nacionais. Assim, este pôster objetiva relatar os cinco anos de experiência da Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação (RDBCI), do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, quanto ao uso do SEER, incentivando a política de acesso livre à informação, a partir de um projeto internacional conhecido por PKP (Public Knowledge Project).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

D. F. Thiago, Universidade Estadual de Campinas

SBU/ UNIACAMP

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

SBU/ UNIACAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

THIAGO, D. F.; SANTOS, G. C. Política de acesso livre a periódicos científicos: relato da experiência da RDBCI do sistema de bibliotecas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 201–201, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8560. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8560. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>