Perfil genotípico de cepas de mycobacterium tuberculosis isoladas de pacientes atendidos no hospital de clínicas da unicamp no período de 1996 a 2000 com tuberculose pulmonar

Autores

  • Ana Lucia Roscani Calusni Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cecilia Barisson Villares Universidade Estadual de Campinas
  • G. N. Roscan Universidade Estadual de Campinas
  • Marcelo de Carvalho Ramos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8559

Palavras-chave:

Tuberculose

Resumo

A tuberculose é um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, o grande número de casos desta doença vem despertando o interesse em investigar melhor sua epidemiologia. As ferramentas mais utilizadas são as técnicas de biologia molecular. A técnica melhor padronizada e mais utilizada é o RFLP com a IS6110, através da qual podemos demonstrar o número e as posições das seqüências de inserção IS6110 no cromossomo do Mycobacterium tuberculosis. As amostras foram isoladas de pacientes portadores de tuberculose pulmonar atendidos no HC/ Unicamp. Após análise dos padrões de bandas obtidos e comparação dos dados com um banco internacional, cinqüenta e nove isolados revelaram perfil genotípico único, enquanto que outros dezesseis foram agrupados em diferentes conglomerados distintos. Dez pacientes foram agrupados em conglomerados arbitrariamente designados como se segue: padrão “BE”, “BF”, “BH” e “AK”. Nos seis pacientes restantes foram encontrados padrões anteriormente descritos por um grupo de Houston (EUA), que são: padrão “137” (encontrado em Houston), padrão “Z” (El Paso e Juarez) e padrão “AZ” (Nova York). O fato de utilizar uma técnica padronizada por vários centros de pesquisa possibilita a comparação dos padrões isolados e assim confirmar a transmissão global da tuberculose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Roscani Calusni, Universidade Estadual de Campinas

FCM/ UNICAMP

Maria Cecilia Barisson Villares, Universidade Estadual de Campinas

FCM/ UNICAMP

G. N. Roscan, Universidade Estadual de Campinas

FCM/ UNICAMP

Marcelo de Carvalho Ramos, Universidade Estadual de Campinas

FCM/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

CALUSNI, A. L. R.; VILLARES, M. C. B.; ROSCAN, G. N.; RAMOS, M. de C. Perfil genotípico de cepas de mycobacterium tuberculosis isoladas de pacientes atendidos no hospital de clínicas da unicamp no período de 1996 a 2000 com tuberculose pulmonar. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 201–201, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8559. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8559. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.