Perfil dos cuidadores informais da área de abrangência de um centro de saúde da região sudoeste de Campinas (sp)
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8557Palavras-chave:
Cuidador. Cuidados domiciliares. Assistência domiciliarResumo
A longevidade da população e a desospitalização precoce têm levado as famílias de pacientes dependentes, à responsabilidade do cuidado no domicílio. Considerando-a como aliada no processo de cuidar, torna-se necessário conhecer o cuidador, a estrutura familiar, muito além das características da doença. O presente estudo teve por finalidade identificar o perfil do cuidador informal de pacientes com dificuldade para cuidar de si mesmo, cadastrados e assistidos por um centro de saúde da região Sudoeste da cidade de Campinas-SP, identificar dificuldades nos cuidados prestados e verificar a contribuição que o serviço e as equipes de saúde oferecem. O estudo foi um levantamento descritivo transversal de natureza quantitativa, utilizando o trabalho de campo para a coleta de dados primários, por meio de formulário com questões fechadas. Identificamos que 93,8% dos cuidadores entrevistados, são dependentes do Sistema Único de Saúde, são na maioria mulheres de 45 anos a maior de 65, algumas exercem atividades fora do lar, 62,3% são portadoras de alguma patologia crônica e cinco delas não tinham com quem fazer rodízio para ter um tempo livre. Cerca de 50% dos cuidadores são acompanhados pelo centro de saúde local e recebem a visita do médico, do auxiliar de enfermagem e do agente de saúde. com freqüência acima de dois meses , O profissional enfermeiro não foi citado por nenhum deles. Conclui-se que as ações de saúde na área de abrangência do centro de saúde pesquisado assim como nos hospitais e no Brasil são insuficientes, dessa forma os cuidadores informais são responsabilizados pelos pacientes dependentesDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-12
Como Citar
MELLO, M. L. B. F.; ABREU, B. T.; ESCOBAR, E. M. A. Perfil dos cuidadores informais da área de abrangência de um centro de saúde da região sudoeste de Campinas (sp). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 200–200, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8557. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8557. Acesso em: 3 fev. 2023.
Edição
Seção
Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Licença
Copyright (c) 2016 M. L. B. F. Mello, B. T. Abreu, E. M. A. Escobar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.