Banner Portal
Padronização da técnica da pesquisa do antígeno fecal (HPSA) para o diagnóstico do h. Pylori em crianças
PDF

Palavras-chave

H. pylori. Diagnóstico pediátrico. HpSA.

Como Citar

GONÇALVES, E. M. A. R.; HARA, N. H.; SERVIDONI, M. de F. C. P.; ZEITUNE, J. M. R. Padronização da técnica da pesquisa do antígeno fecal (HPSA) para o diagnóstico do h. Pylori em crianças. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 198–198, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8554. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8554. Acesso em: 29 mar. 2023.

Resumo

A infecção pelo H. pylori é adquirida na infância e os pacientes sintomáticos têm a endoscopia digestiva alta (EDA) como método de investigação de doença péptica e sua associação com a bactéria. A pesquisa do antígeno fecal do H. pylori (HpSA) é um método não-invasivo, ainda pouco utilizado, sendo que a avaliação de sua eficácia é importante no diagnóstico da infecção em crianças. Para padronização da pesquisa do HpSa foram estudadas 45 crianças de 4 a 12 anos de idade, atendidas no Ambulatório de Gastropediatria do Hospital das Clínicas da UNICAMP e submetidas à EDA para investigação e/ou terapêutica. Durante o exame, foram colhidas biópsias de antro e corpo destinadas ao teste rápido da urease e à histologia (colorações H&E e/ou Giemsa). Foram obtidas amostras de fezes das crianças para pesquisa do HpSA, que detecta o antígeno específico da bactéria nas fezes, através da técnica de ELISA. Das 45 crianças estudadas, 14 (31,1%) apresentaram o resultado do HpSA positivo, sendo o resultado confirmado pelo teste da urease em 12 (26,7%) e histologia em 14 (31,1%) crianças. Esses resultados demonstram que o HpSA mostrou ser um bom método para o diagnóstico da infecção na população pediátrica.
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8554
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Elizabeth Maria Afonso Rabelo Gonçalves, Natalicia Hifumi Hara, Maria de Fatima Corera Pimenta Servidoni, J. M. R. Zeitune

Downloads

Não há dados estatísticos.