Banner Portal
O uso da automação em hematologia – proposta de otimização da rotina laboratorial
PDF

Palavras-chave

Automação. Hematologia. Otimização

Como Citar

GILBERTI, M. de F. P.; ALVARENGA, E. C.; ARAUJO, F. M. de O.; CARPOVIKI, M. B. D. S.; MENDES, R. S. S. O uso da automação em hematologia – proposta de otimização da rotina laboratorial. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 196–196, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8549. Acesso em: 22 fev. 2024.

Resumo

Os exames de hemograma são realizados atualmente por equipamentos de automação de grande porte e quando emitem alarmes e alterações, são confirmados de maneira manual por contagem em microscopia óptica. Com a presença de aparelhos mais sofisticados que contam eritroblatos, e que possuem softwear que contam células imaturas e sensíveis a presença de outras alterações, resolvemos otimizar nossa rotina laboratorial: realizar validação (escaneamento das lâminas com alarmes) e somente realizar contagem diferencial quando a validação, mostrar alterações diferentes ou não detectadas pelo aparelho de automação. Com isso esperamos reduzir o número de diferenciais manuais realizados em nossa rotina, diminuir o tempo de liberação dos resultados de exames e ao mesmo tempo manter ou até melhorar a qualidade dos exames realizados em nosso serviço.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria de Fatima Pereira Gilberti, E. C. Alvarenga, Fernanda Madureira de Oliveira Araujo, M. B. D. S. Carpoviki, Rosangela Simoes Stach Mendes

Downloads

Não há dados estatísticos.